Artigos

Preparamos uma sessão especial com artigos e dicas que podem ajudar no crescimento de seu negócio!
Acompanhe nosso conteúdo e fique sempre bem informado!

2025 / Atualidades

Como assinar digitalmente pelo portal Gov.br utilizando o Assinador ITI 

A assinatura digital assegura a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos eletrônicos, e com o Assinador ITI, todos os cidadãos podem acessar essa tecnologia de forma simples e segura.

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é a autoridade que credencia a emissão dos certificados digitais necessários para assinatura eletrônica.

Com a ferramenta de assinatura eletrônica, a autoridade trouxe ainda mais praticidade para a rotina de gestão de documentos.

Ao longo deste conteúdo, você vai entender o que é, para que serve e como usar o assinador desenvolvido pelo ITI. Acompanhe!

O que é e para que serve o Assinador ITI?

O Assinador ITI é um aplicativo que permite assinar documentos digitais com certificados emitidos pelo ICP-Brasil.

É fornecido diretamente pelo Governo Federal e suporta os formatos PDF, XML, P7S e P7M, seguindo os padrões de assinatura digital estabelecidos pela ICP-Brasil.

Seu objetivo é democratizar o acesso e facilitar a assinatura digital de documentos eletrônicos, sem a necessidade de instalar outros softwares ou plugins.

Ele também permite verificar a validade das assinaturas digitais, conferindo se os documentos foram alterados ou se os certificados estão revogados ou expirados.

Por isso, é uma ferramenta gratuita e de código aberto, disponível no site do ITI.

Pode ser usado por qualquer pessoa que tenha um certificado digital emitido pelo ICP-Brasil, seja ele do tipo certificado A1 (armazenado no computador) ou certificado A3 (armazenado em um dispositivo criptográfico, como um token ou um cartão).

Pré-requisitos para utilizar o serviço



Para utilizar o Assinador ITI, é preciso ter uma conta gov.br válida que pode ser criada de forma gratuita para ter acesso a este e a outros serviços.

Além disso, vale destacar que é necessário ter uma conta nível “prata” ou “ouro” para utilizar o serviço de assinatura disponível no portal ITI.

Depois é só ter uma conexão com a internet e acessar o endereço http://assinador.iti.br

Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o serviço já foi utilizado mais de 70 milhões de vezes só no ano de 2024, de janeiro a agosto – um crescimento de 100% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Como usar o Assinador ITI?
Preparamos um tutorial do Assinador ITI para simplificar o processo de assinatura. Basta seguir os passos abaixo para utilizar o serviço:

Faça login no portal gov.br

Acesse o portal de assinatura ITI e faça login com sua conta gov.br.

Caso não tenha, pode criar na hora, basta seguir alguns passos simples e colocar seus dados pessoais.

Se a sua conta é nível “bronze”, lembre-se de atualizá-la para um dos níveis mais altos para conseguir acessar o serviço.

Existem algumas opções para aumentar o nível do seu cadastro, como validar seus dados no aplicativo de um banco credenciado, como a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.

Para fazer isso, você precisa acessar a aba “Selos de Confiabilidade” no seu perfil e seguir as orientações apresentadas. 

Insira o arquivo desejado



Adicione o arquivo desejado para poder fazer a assinatura digital clicando em “Escolher arquivo”.

A ferramenta suporta as extensões:

.DOCX;
.DOC;
.ODT;
.JPG;
.PNG;
.PDF.
O tamanho máximo suportado para os arquivos é de 100 MB.

Selecione o local onde deseja inserir a assinatura

Selecione no seu documento o local onde deseja inserir sua assinatura digital, geralmente é no final da última página, em caso de contratos, por exemplo.

Clique no ponto de assinatura do documento e depois clique em “Assinar”.

Informe o código de liberação de acesso

Você receberá um código no celular que foi cadastrado na hora de criar a conta, então basta digitar os números para validar a certificação da assinatura.

O código é enviado via SMS e tem um prazo curto para ser validado. Caso perca esse prazo ou não receba a mensagem, clique em “Reenviar código” para receber uma nova combinação de números.

Autorize a assinatura digital
Após digitar o código, basta clicar em “Autorizar” para concluir a assinatura. Se o código informado for válido você será redirecionado automaticamente para a página de download do documento já assinado.

Faça download do documento
Para baixar o documento é só clicar no ícone que download que é uma seta para baixo e escolher onde salvar no seu computador, tablet ou smartphone.

Importante ressaltar que não se deve usar a opção “imprimir arquivo” na hora de salvar, pois essa versão não contém a assinatura digital validada.

Como verificar uma assinatura digital no ITI?
Você pode consultar a assinatura do documento ou de qualquer outro arquivo pelo portal do ITI, basta acessar o endereço: https://validar.iti.gov.br/.

Dentro desse site você pode escolher entre as opções:

Ler QR Code;
Escolher Arquivo;
Colar URL.
Escolha como deseja conferir o arquivo com o Assinador ITI e clique em “Validar” para concluir o processo. 

Conclusão
O Assinador ITI é uma ferramenta gratuita que permite assinar documentos digitais com certificados emitidos pelo ICP-Brasil.

Simples de usar e segue os padrões de assinatura digital estabelecidos pela ICP-Brasil.

Entre em contato para agendar uma consultoria de marketing e comunicação gratuita para sua empresa.

Whatsapp: 11.93923-6996
Site: www.lantindesign.com.br

Ver + Artigos